21 de Setembro

IBB e Administração de Taguatinga festejam data

O Instituto Blind Brasil celebrou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Administração de Taguatinga, com distribuição de materiais em Braille, em áudio, oficina de Braille, Libras, massoterapia, teste às cegas, atendimento da OAB (Seccional Taguatinga), palestra e músicas com artistas com deficiência visual, o evento aconteceu na Praça do Relógio. Segundo o presidente do Instituto, o dia 21 de Setembro, “representa um marco nas conquistas diárias das pessoas com deficiência, que muitas vezes, precisam vencer preconceitos e obstáculos e o Instituto Blind Brasil foi criado, com o objetivo de prestar serviços sociais à pessoa com deficiência e também informar a sociedade, através de folder, como se relacionar com pessoas com deficiência”, informou.

Palestra para servidores da Administração

Foi proferida uma palestra para os servidores da Administração, informando qual a maneira de abordagem, com a pessoa com deficiência visual, um cadeirante, surdo ou outro tipo de deficiência. Segundo o Administrador de Taguatinga, Marlon Costa, a parceria com o IBB nasceu de um teste às cegas (uma bengala nas mãos e uma venda nos olhos), que fizera dias antes, a convite do Instituto e pode vivenciar quais são as dificuldades, que o deficiente enfrenta em seu cotidiano. “Para nós da Administração é importante aprender as técnicas, para podermos atender com eficiência as pessoas com deficiência”, informou.

Para Charles Jatobá, o ideal para os servidores do Distrito Federal, incluir seria promover palestra em todas as administrações, como Marlon Costa fez, levamos conhecimentos básicos de como lidar com o deficiente. “Um exemplo simples, para ajudar um DV atravessar a rua, basta cumprimentá-lo, perguntar se necessita de ajuda e oferecer o braço ou ombro, para que este possa sentir seguro e  atravessar a rua com segurança”, acrescentou.

Campanha de Conscientização

O Instituto Blind Brasil desenvolve um trabalho de conscientização junto à população e enfatizou durante toda a semana, em diversos pontos da cidade, onde distribuiu o Alfabeto Braille com Dicas de como lidar com a Pessoa com Deficiência Visual. Todas as tardes, uma equipe se deslocava da sede do IBB, para um ponto estratégico de Brasília, para fazer a divulgação da importância do Dia 21 de Setembro, além de entretenimento com artistas cantores com deficiência visual.

 

Atividades durante a semana

16 de Setembro- Praça do Relógio

A semana começou com a distribuição de materiais e divulgação do dia nacional, nas paradas de ônibus, para conscientizar as pessoas sobre a importância da data comemorativa, bem como lidar com as pessoas com deficiência.

17-  Torre da Feira

A feira da Torre reúne diversos restaurantes, bares e lojas de artesanato, um local onde os moradores de Brasília podem provar da boa culinária regional. Onde foram distribuídos os materiais em Braille e dicas de relacionamento.

18 de Setembro- CONIC

Um dos lugares mais populares do Distrito Federal, sem dúvida nenhuma é o CONIC, setor onde se localiza muitos escritórios e diversos locais de diversão. O IBB fez a distribuição de materiais e entrevistas com as pessoas que passavam pelo local.

19-  Pátio Brasil

O Shopping Pátio Brasil além de suas lojas e escritórios, recebe um fluxo muito grande de pessoas, que trabalham no Setor Comercial Sul. O IBB distribuiu materiais de conscientização e teve a grata surpresa, das pessoas procurarem a equipe, para saber mais a respeito do dia nacional da pessoa com deficiência.

20- Feira da Ceilândia

Popular e com sabor nordestino, a Feira da Ceilândia foi palco de distribuição dos materiais e do cantor de pagode, deficiente visual,  Ricardo José.

21- Praça do Relógio

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

22-  Rodoviária do Plano Piloto

Um local onde os ônibus do Distrito Federal deixam os moradores de Brasília, para que sigam a seus trabalhos, um ponto estratégico do plano que fica entre o Conic, Esplanada dos Ministérios e a rodoviária do Entorno. O IBB fez a distribuição de materiais para os agentes da Agefis, motoristas, cobradores, camelôs e transeuntes.

23- Estação do Guará e Feira do Guará

A simpática cidade do Guará também recebeu a equipe do IBB na tarde de sábado (23/09), onde o Instituto encerrou a semana, com muita música, distribuição de materiais e mensagem  de que a missão do Instituto Blind Brasil é levar a Inclusão de direito e de fato a todos. A cantora Daniela Ribeiro com seu talento cantou e encantou a todos com melodias MPB.

Materiais que foram distribuídos

Lei Brasileira da Inclusão, Constituição Federal, Guia de Como lidar com a Pessoa com Deficiência, Alfabeto Braille, Alfabeto Libras.

Com essas iniciativas, o Instituto direcionou suas ações em programações inclusivas para alcançar mais de dez mil pessoas que poderão se tornar parceiras da inclusão, diminuindo assim o preconceito em relação às pessoas com deficiência.

O Instituto trabalha com a perspectiva de que com só com ações inclusivas poderemos tornar essa sociedade mais inclusiva.

 

Elma Lúcia Rodrigues

DRT/MG: 9015 JP